surreal filmes

surreal@terra.com.br

Roberto Moreira S. Cruz escreve sobre a mostra Narrativas e Subjetividades

12/7/12

Narrativas e Subjetividades exibe uma seleção de filmes que trata, de forma diversa, dos modos subjetivos de representar a realidade, seja no documentário ou em filmes experimentais. São imagens que solicitam um espectador que aceite esse prolongamento da experiência do olhar, buscando se integrar ao tempo próprio da narrativa. Esta distensão apaga qualquer motivação espetacular da narrativa, propondo uma representação direta de um instante da realidade, aparentemente simplificado de sentido dramático, ou buscando reinterpretá-la através de sua essência poética.

Imagens que solicitam um olhar atento que contribua para a compreensão da densidade do sentido do filme, aproximando o espectador da proposta do cineasta, compartilhando com este a identificação pelo que a imagem traz de mais potente, em sua sensibilidade documental ou em seu apuro estético.

São filmes que ressaltam o ponto de vista do diretor como um instrumento de observação, análise e reinterpretação da realidade. Não são filmes que submetem o olhar a ação programada da edição criando correspondências entre o sentido e o significado da imagem em relação a esta ação.

Neles o espaço está suprimido pelo tempo e a dimensão plástica da imagem exerce peso sobre a sua representação. São filmes para serem vistos com ‘outros olhos’; observados nas sutilezas de suas subjetividades.

Roberto Moreira S. Cruz (curador)

No Response to “Roberto Moreira S. Cruz escreve sobre a mostra Narrativas e Subjetividades”

Leave a Comment